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sexta-feira, 10 de junho de 2011

ATIVIDADE 3 DA II UNIDADE

 

TRABALHANDO COM MÚSICAS EM LIBRAS

ESSE TRABALHO TEM UM INTUITO DE FACILITAR O ACESSO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.



   

MÚSICA EM LIBRAS: funk da lateralidade
     
      A música em libras, o funk da lateralidade trabalha os conceitos de direita e esquerda, frente e trás, dando as primeiras noções de coordenadas geográficas. Nesse momento pensando em alunos das séries iniciais o professor deverá estar preparado para trabalhar as habilidades perceptivas dos alunos que são essenciais para a compreensão do espaço vívido.
     Segundo CALLAI, a conquista do espaço para a criança ocorre os poucos à medida que ela for atingindo alterações quantitativas de sua percepção espacial e uma consequente transformação qualitativa em concepção de espaço. Neste contexto o tema da música trabalhará noções cartográficas de orientação, através de esquemas corporais, de lateralidade, orientação e localização, daí a importância de e trabalhar na primeira fase do ensino fundamental o aprendizado das noções espaciais, permitindo ao educando a representação do espaço geográfico.
      Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo da criança está relacionado à formação do indivíduo e pode ser aprimorada para o aprendizado cartográfico, fase das operações concretas ou também conhecidas como operações projetivas que indica á relação com o ambiente que está sendo projetado, nesta fase o aluno já é capaz de estabelecer as direções e posições dos objetos de acordo com as seguintes dimensões: frente\trás, em cima\ embaixo e esquerdo\direita, como indica Margareth Schaffer.
     Com embasamento em todos esses teóricos, verificamos que é a partir de questões simples de direções (frente, trás, direita e esquerda), podemos aplicar a conceitos cartográficos de orientação, norte, sul, leste e oeste. Entendendo que os alunos especiais devem ter uma metodologia adequada para facilitar a construção de conceitos geográficos.   

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