Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ATIVIDADE 2 DA SEGUNDA UNIDADE


APRENDENDO GEOGRAFIA COM OS JOGOS
BATALHA NAVAL
O JOGO PODE SER UTILIZADO DE MANEIRA DESCONTRAIDA E DIVERTIDA NO ENSINO DA GEOGRAFIA COMO UM INSTRUMENTO DE LOCALIZAÇÃO, TERRITORIALIDADE, COORDENADAS GEOGRAFICAS.
A Batalha Naval é um jogo de estratégias e logica no qual os jogadores tem que adivinhar em que quadrado está os navios do jogar adversário.
O objetivo deste jogo é descobrir onde está a frota do inimigo e elimina-la; primeiro os jogadores devem posicionar a sua frota no tabuleiro, após a fase de posicionamento inicia-se a fase de disputa na qual o jogador escolher as posições do tabuleiro do adversário que deseja atacar.
Quando o jogador faz um ataque certeiro o outro jogador avisa o tipo de objeto que ele acertou para que ele possa compor uma melhor estratégia para o próximo ataque.
Com esse jogo o professor tem uma ótima oportunidade de demostra de maneira divertida às várias maneiras de indicar a localização de um lugar.
O aluno vai perceber que através de linha paralelas e horizontais pode-se localizar qualquer ponto no globo terrestre.
Os paralelos e os meridianos nos ajudam a localizar os lugares do planeta. Assim podemos localizar continentes, países ou cidades. 
Da mesma maneira que a associação de letras e números facilita a localização de uma rua em uma planta, a associação de paralelos e meridianos também nos ajuda a localizar os lugares nos mapas.
A partir do paralelo do equador e do meridiano de greenwinch, foram traçados outros paralelos e meridianos. Cada um deles recebeu uma indicação em graus.
O encontro ou cruzamento de um paralelo com o meridiano forma uma coordenada geográfica, que é o endereço do lugar.

LEGENDA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário